O símbolo internacional da paz, símbolo do movimento hippie, começou a ser utilizado pelos hippies na década de 60. Nessa altura o mesmo havia sido criado para a “Campanha de Desarmamento”, mais precisamente em 1958.
Por isso, ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, o símbolo da paz não foi desenvolvido pelos hippies e nem é originalmente o símbolo de paz e amor. "Paz e amor" é lema dos hippies, que também o associaram ao temas ecológicos.
O desenho do símbolo é o resultado da junção das letras “n” e “d” que significam nuclear disarmament, desarmamento nuclear, em português.
Ao mesmo tempo, o movimento New Age ou Nova Era, em português, também se apropriou do símbolo com a finalidade de representar a sua filosofia. A Nova Era busca o equilíbrio, o que é obtido através da paz interior.
O Símbolo é ainda utilizado como um símbolo satânico conhecido como Cruz-pé-de-galinha ou Cruz de Nero. Na medida em que o mesmo é visto como uma cruz de cabeça para baixo (os braços de Jesus caídos), representa a paz sem Jesus Cristo.
Ao longo dos anos o símbolo da paz foi sendo apropriado por diversos grupos, inclusive como símbolo da anarquia, de modo que perdeu a sua finalidade primordial.
Símbolo de Paz e Amor com os Dedos
Esse símbolo originalmente representa a vitória e era muito utilizado por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Tal como o símbolo da paz, passou a ser utilizado pelos hippies como uma representação do seu lema.
Leia também: