O símbolo de Peixes, 12.º e último signo astrológico do zodíaco, é composto por um par de curvas em sentidos opostos que se ligam por um traço, cujo significado é explicado pela mitologia.
Eros e Afrodite (Cupido e Vênus para os romanos) estavam sendo perseguidos pelo titã Tifão, monstro temível que deitava fogo tanto pelos olhos como pela boca.
Com o auxílio de Amalteia, ambos os deuses conseguem escapar à perseguição. Amalteia indica o único caminho por onde conseguiriam escapar, aquele que daria ao mar. Isso porque as águas apagariam as chamas usadas pelo monstro.
Ao chegar no reino de Poseidon (o rei dos mares, que é Netuno para os romanos), ordena que dois golfinhos levem o casal para o fundo do mar. Os golfinhos, que estavam unidos por um cordão de ouro, obedeceram o deus levando Eros e Afrodite. Lá, estariam protegidos para sempre.
Em forma de agradecimento, Eros e Afrodite transformam os golfinhos em uma constelação, a constelação de Peixes. Por isso, as curvas e o traço do símbolo de peixes representam dois peixes (os dois golfinhos) e o cordão de ouro, respectivamente.
De acordo com a Astrologia, os piscianos (nascidos entre 20 de fevereiro e 20 de março) apresentam uma personalidade gentil, intuitiva, bondosa e, por vezes, ingênua.
Além dessas características, as pessoas desse signo são conhecidas por serem as mais sonhadoras do horóscopo. Isso faz com que elas frequentemente se desiludam com as atitudes maldosas da humanidade.
Signo da água, feminino e introvertido, o signo de Peixes é regido pelo planeta Netuno.
Conheça todos os outros símbolos do zodíaco em Símbolos dos Signos e leia também a simbologia do Peixe.