O símbolo Pi (π) é representado pela 16.ª letra do alfabeto grego. Trata-se da letra minúscula pi, que é utilizada na Matemática.
Ele representa tudo aquilo que não pode ser concretizado. Isso porque, embora seu valor seja frequentemente estudado como sendo 3,14, na verdade, ele não é exato, pois é infinito.
Origem
Foi William Jones quem utilizou o símbolo pela primeira vez no século XVIII, mais precisamente em 1706.
O número Pi, um número irracional, representa a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo, que é sempre constante, mas é infinita.
Para simplificar, o matemático usou o símbolo, que surge a partir da palavra grega περίμετρος, que significa “perímetro”.
Tendo em conta que o número pi representa uma sequência infinita de dígitos, o símbolo era a melhor forma de expressar essa ideia.
Somente cerca de 30 anos depois de William Jones ter utilizado o símbolo Pi é que ele foi consagrado na notação matemática.
Conforme registros históricos, antes desse matemático, os babilônios e os egípcios já teriam se chegado muito próximo daquilo que viria a ser o número Pi.
E, no que respeita ao valor de Pi, o matemático grego Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) foi quem realizou o primeiro cálculo concluindo a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo.
Como Fazer o Símbolo
Para inserir o símbolo Pi, basta dar dois cliques com o mouse em cima do símbolo (há um bem no início do artigo).
Clique no seu botão do lado direito e selecione copiar. De seguida, cole onde quiser!