O Batismo é um rito de purificação e de cura. Na Igreja Católica é o primeiro sacramento e representa a limpeza do pecado original. É ele que proporciona às pessoas a condição de se tornar filhas de Deus.
Ser batizado é, para os católicos, o mesmo que receber o Espírito Santo, que é representado em forma de pomba.
Dentre os símbolos do batismo, os principais são:
Água
A água é, sem dúvida, o principal símbolo do sacramento do batismo. Ele é o elemento responsável pela limpeza espiritual. Assim, em representação, o sacerdote derrama um pouco de água na cabeça do batizando - grande parte das vezes, uma criança de colo.
Óleo
A unção com o óleo é um sinal de purificação e de libertação do mal, que destaca as pessoas ungidas, uma vez que se tornam puras. No batismo, o óleo é colocado pelo sacerdote no peito do batizando.
Os ritos de unção são desde há muito a garantia da presença divina, de modo que o próprio Jesus era chamado “o ungido”.
Vela
A vela - acesa a partir do círio pascal - representa a luz que protege e ilumina os caminhos de quem está recendo o sacramento. Ela afasta as energias negativas e inspira a elevação espiritual.
Veste Branca
Ao encontro da cor branca e daquilo que ela representa - cor da graça e da manifestação divina, de modo que na tradição cristã representa a pureza, sendo assim a cor usada não só pelos batizandos como pelas noivas.
Sinal da Cruz
O sinal da cruz que é feito no batizado representa a iniciação da vida cristã, a confirmação na fé da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.
Esse sinal é feito no batizando em sinal de defesa, como se tratasse de um escudo protetor.
Leia também Símbolos Católicos e Símbolos do Espírito Santo.