Os símbolos celtas refletem o animismo, crença que acredita que tudo o que existe possui anima (alma).
Para os celtas, muitos animais eram sagrados, enquanto as plantas tinhas poderes especiais.
Triskle
O triskle é o símbolo celta responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza: água, terra, fogo e ar.
É um talismã que representa a sabedoria, tal como é um símbolo de bruxaria que é usado na invocação da deusa tripla.
Cruz Celta
Estudiosos acreditam que a cruz celta - uma cruz sobreposta em um círculo - representa a junção dos quatro elementos, essenciais para o equilíbrio da vida.
Além disso, como símbolo pagão, ela representa o feminino, através do círculo, e o masculino, através da cruz, representando união sexual.
Nó Celta
É um símbolo celta que pode ser frequentemente encontrado em vários objetos. O laço - que não tem começo e nem fim - representa a interconectividade da vida, eternidade e os mistérios do nascimento, morte e reencarnação.
Pode também ser usado como um amuleto contra os espíritos malignos.
Conheça a simbologia da Triquetra.
Losango
Representa o ventre da Grande Mãe. Em virtude disso, trata-se de um símbolo feminino.
Na Irlanda, é usado pelas mulheres como um amuleto que todos os anos é benzido e mantido em casa para protegê-la contra incêndios e relâmpagos.
Tatuagens Celtas
Popular entre homens e mulheres, as tatuagens celtas são feitas em diversas partes do corpo, não se notando uma predominância de escolha.
O significado de cada imagem vai ao encontro da sua simbologia, especialmente no que respeita à proteção. Assim, as mais comuns são o triskle e o nó celta.