A cultura oriental é riquíssima e marcada por símbolos preciosos que vêm sendo transmitidos há milênios. De uma vastidão ancestral, escolhemos aqui algumas das representações mais caras para a cultura chinesa.
Se delicie com esse poço de sabedoria proporcionada pelos símbolos!
1. Dragões
Os dragões são tão importantes para a cultura chinesa que à eles são dedicados uma série de templos. No universo oriental há uma vasta rede de simbologias relacionadas ao dragão: eles podem ser retratados, por exemplo, com a Fênix, representando a união entre o Céu e a Terra.
Quando o dragão se apresenta com cinco garras é sinal que ele simboliza o poder do Sol e do Imperador. O dragão cor turquesa com cinco garras é chamado de Lung e representa a alegria, a imortalidade e o conhecimento espiritual. Os dragões de quatro garras costumavam ser relacionados ao poder terreno.
Os dragões estavam intimamente associados na China com o clima e todos acreditavam que eles eram capazes de trazer chuva. Os dragões de três garras, por sua vez, eram simbolicamente relacionados à água de modo que os chineses julgavam que eles eram os responsáveis pelas boas colheitas.
Os dragões, portanto, tem uma simbologia boa ligada à fertilidade, à prosperidade e à fartura. Por outro lado, à eles também eram atribuídas as grandes cheias do país.
Tradicionalmente, os dragões são os responsáveis por protegerem os grandes tesouros e objetos preciosos. Eles também ilustram a sabedoria, a força, a benevolência e o poder.
Saiba mais sobre a simbologia do dragão.
2. Yin Yang
O Yin Yang é o principal símbolo do Taoismo e representa a junção de energias opostas porém complementares (o positivo e o negativo).
Ele simboliza o princípio gerador de todas as coisas do universo.
Yin é a parcela preta da imagem, enquanto o Yang é a parcela branca. Dentro de cada lado há um pequeno círculo com a cor do seu oposto, significando a união e a junção das forças opostas.
Desvende mais sobre o símbolo do Yin Yang.
3. Cães de Fu
Os Cães de Fu também são conhecidos como Cães de Buda ou Leões coreanos e estão relacionados à crença Budista (Fu é uma maneira de se referir à Buda).
Eles aparecem sempre aos pares e costumam ter uma ou duas patas dianteiras sobre uma esfera com um olhar feroz para afastarem os maus espíritos.
Os Cães de Fu são criaturas míticas na realidade, baseados na imagem de um leão e simbolizam a proteção e a guarda de locais sagrados como templos e tumbas.
Esses seres também estão relacionados com a sabedoria e com a energia.
Conheça também:
4. Pagode
O pagode chinês é um estilo de construção particular típica da China que simboliza os diferentes níveis do céu e as fases para o esclarecimento.
Essas torres surgiram originalmente na Índia e tinham o nome de Stupa.
Normalmente os pagodes chineses possuem sete ou nove telhados, mas é possível encontrar construções com mais ou menos andares dependendo da região onde se esteja na China.
5. Lanterna chinesa
As lanternas vermelhas são símbolos típicos da cultura oriental, estando também relacionada à cultura japonesa.
As lanternas são confeccionadas dos mais diversos materiais (bambu, papel, tecido), frequentemente carregam franjas e em geral, servem para atrair prosperidade, bonança, fortuna, fartura e abundância.
Sua criação teve uma motivação prática: o papel da lanterna ajudava a proteger o fogo do vento para que ele não se apagasse e era também uma maneira de propagar a luz.
As lanternas eram penduradas na porta das propriedades privadas e também na via pública, especialmente em frente de edifícios importantes.
Até hoje perdura na China o Festival das Lanternas:
Saiba mais sobre o significado da cor vermelha.
6. Chang'e
Chang'e é considerada a deusa chinesa da lua e é muito estimada pelo povo. Ela é também chamada de A Mulher da Lua porque faz do astro a sua morada.
Reza a lenda que Chang'e trabalhava no palácio do Imperador de Jade e, um dia, deixou cair o vaso de porcelana que era um dos favoritos do imperador. Tomado pela raiva, ele expulsou Chang'e para viver eternamente na lua.
Durante o Festival Lunar Anual são feitas oferendas à ela.
Conheça também a simbologia da Lua.
7. Chu Jung
É considerado pelos chineses como o Deus do fogo, Chu Jung costuma ser retratado sempre usando uma armadura.
Chu Jung ficou conhecido por ter lutado contra o próprio filho para impedir que ele roubasse o trono do céu.
O herói chinês simboliza a coragem, a força, a ética e a retidão.
Descubra também a simbologia do fogo.
8. Jade
Na China Antiga, dentre as pedras preciosas, a jade era a mais valorizada.
Pequenos amuletos eram feitos de jade a fim de trazer proteção e equilíbrio para aquele que o carregasse.
Segundo a fé taoista, a jade era formada a partir do sêmen de dragão. Não por acaso muitos Budas, os mais valiosos, são esculpidos até os dias de hoje em jade.
Descubra mais sobre Tao.
9. Caracteres chineses
O chinês é o sistema mais antigo de escrita em utilização e data de 1500 a.C.
Os primeiros símbolos chineses foram descobertos esculpidos em ossos de boi e carcaças de tartaruga.
Esses primeiros textos estavam relacionados principalmente às questões religiosas e espirituais.
Originalmente, os símbolos eram pictogramas que mais tarde evoluíram para logogramas.
Os logogramas são grafemas simples, mas que representam uma palavra inteira ou uma ideia. É um funcionamento distinto do alfabeto, onde cada letra corresponde a um som.
No contexto chinês contemporâneo, a necessidade de nomear objetos novos fez com que o sistema moderno de logogramas combinasse símbolos mais antigos: avião, no caso, vem da junção dos símbolos "voar" e "máquina".
Os ideogramas, por sua vez, também estão relacionados a um lugar ou a uma ideia, mas transmitem esse valor através de símbolos gráficos. Uma sinalização que se pretende universal, como a que se vê nos aeroportos ou em locais por onde circulam pessoas de nacionalidades diferentes, por exemplo, são ideogramas.
Descubra abaixo alguns dos principais símbolos chineses:
Perdão
Paz
Harmonia
Beleza
Tranquilidade
10. O kanji
O kanji é um sistema de escrita japonês e chinês, um dos mais elaborados e dos mais escritos cotidianamente no contexto orietal. No kanji cada símbolo representa uma ideia.
O sistema se originou na China e foi levado posteriormente para o Japão, onde sofreu alguns acréscimos e modificações.
Existe uma quantidade enorme de símbolos kanji uma vez que cada região da China e do Japão desenvolveu kanjis específicos. A fim de ordenar o sistema, o Ministério do Japão organizou um manual com kanjis de uso diário, na lista foram inseridos 2.136 símbolos.
Na China a quantidade de kanji utilizado é muito maior do que no Japão. Enquanto no Japão a escrita usa além do kanji outros dois sistemas (o hiragana e o katakana), na China só é mesmo utilizado o kanji.
Descubra abaixo algum dos kanjis mais conhecidos:
- 愛 significa amor
- 平 significa paz
- 鳥 significa pássaro
Saiba mais sobre os Símbolos Japoneses