Todos nós lidamos com diversos símbolos diariamente, sejam eles logotipos de marcas, figuras no computador, no controle remoto, placas no shopping, entre outros.
Porém, você já se perguntou como eles surgiram ou o que significam? É uma relação tão automática que nem paramos para refletir sobre o assunto.
Pensando nisso, nós criamos uma lista com o significado de 6 símbolos que estão no seu cotidiano.
Figuras ligadas à tecnologia ou ao simples ato de ver uma etiqueta de roupa, aproveita e vem conferir!
1. Símbolo do Cabo USB
Esse é um um objeto bastante utilizado, principalmente pela geração dos Millennials, mas você já se perguntou de onde vem o símbolo marcado em todos os cabos e conectores USB?
Um certo dia, em 1994, uma série de empresas de tecnologia começaram a se perguntar como poderiam conectar dispositivos externos (como os celulares) a computadores.
Ao desenhar o símbolo, eles se inspiraram no tridente dos deuses Netuno (romano) e Poseidon (grego), pois esse objeto simboliza poder e força, ou seja, os cabos iriam passar esta ideia no quesito compartilhar dados universalmente e de forma simplificada.
Por conta disso, eles trocaram as lanças, pelas figuras de um círculo, um triângulo e um quadrado, que representam a conectividade e a universalidade. O conector USB pode ser ligado a diferentes aparelhos e extremidades.
2. Símbolo da Pausa
Esse é um símbolo bastante usado no nosso cotidiano, está presente em controles remotos, computadores, aparelhos de som, entre outros.
O botão da pausa, como o nome já diz, é utilizado para pausar uma atividade, ou seja, uma música, um filme, um vídeo ou outras coisas.
A origem do símbolo não é certa, algumas teorias dizem que ele tem princípios eletrônicos, representando um capacitor/condensador fixo em um esquema elétrico.
Porém, a mais usada é que ele provém da notação musical chamada de Caesura ou Cesura, a qual é uma quebra ou pausa em um verso (literatura) ou composição musical. Ela pode ser representada por duas linhas, cortadas (//) ou verticais (||).
Leia mais sobre Notas Musicais
3. Símbolo do Bluetooth
Você deve ter imaginado esse símbolo azul, que parece um B estilizado, usado para pôr música no som do carro através do celular, por exemplo.
Mas, afinal, de onde surgiu o símbolo do Bluetooth? Você já ouviu falar no rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand?
Ele foi responsável por introduzir o cristianismo no seu reinado e juntar os povos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Em histórias antigas foi apelidado de Bluetooth, ou seja, Dente Azul em português.
Não se sabe ao certo o porquê dele ter ganho esse nome, algumas lendas dizem que por má higiene, Harald adquiriu um dente azul/preto, outros mitos falam que ele amava comer mirtilos ou alcaçuz, ficando com o dente azul.
O fato é que Jim Kardach, da Intel, propôs que o símbolo do Bluetooth levasse as letras do nome do rei, através do alfabeto rúnico nórdico, ᚼ (H) e ᛒ (B), além de ser azul em homenagem.
4. Símbolo de Ligar/Desligar
Esse é um símbolo que temos contato constante, principalmente ao usar o controle remoto ou o celular, mas você já parou para pensar como ele foi criado?
A explicação é um pouco óbvia, porém objetiva. Também chamado de Símbolo de Energia, composto por um círculo cortado com um traço, ele representa os números 0 e 1 do código binário, os quais simbolizam desligado e ligado respectivamente.
Hoje há outras variações desse símbolo, como, por exemplo, um círculo inteiro com um traço dentro.
5. Símbolo da Tecla Command do Mac (Apple)
Se você é um apreciador da marca Apple e familiarizado com as teclas, principalmente com a command, já deve ter se perguntado qual a origem do símbolo, não é mesmo?
Este ícone, mais conhecido como Looped Square ou Quadrado em Loop, é uma figura que não tem fim, achada em diversas culturas, sendo da classe de símbolos Valknute da Noruega.
Como o Macbook já continha o logotipo da maçã em vários lugares, Steve Jobs pediu a design Susan Kare que encontrasse outro símbolo.
Pesquisando, ela viu que o Looped Square era usado em muitos países nórdicos, principalmente na Finlândia, como um indicador de locais culturais interessantes para as pessoas visitarem.
Adaptando o símbolo, que também representa o infinito, Susan entrou em acordo de que a tecla, combinada com as outras do teclado, apresenta intermináveis possibilidades, o que se encaixaria perfeitamente.
6. Símbolos das Etiquetas de Roupas
Se existem alguns símbolos que são ignorados pela maioria das pessoas, são os que aparecem nas etiquetas das roupas, mas você já parou para pensar o porquê daquela sua roupa ter se estragado rápido ou rasgado na hora da lavagem?
Eles servem como leitura para uma melhor conservação dos tecidos. Confere alguns símbolos e seus significados na imagem abaixo:
Achou o artigo interessante? Quer conferir outros? Acessa: