Os símbolos esotéricos são elementos que possuem uma tradição em doutrinas e religiões de várias culturas ao redor do mundo. Como um todo, os símbolos são elementos primordiais para o processo de comunicação e seus significados reúnem histórias que às vezes levaram milhares de anos para serem estabelecidas.
Símbolos esotéricos e ocultos são tão antigos na história da humanidade quanto às civilizações gregas e egípcias e continuam a aparecer em religiões e organizações mais modernas ao redor do mundo, como na maçonaria e na cientologia. Conheça agora 15 símbolos esotéricos e seus significados em diferentes culturas.
Símbolos esotéricos de proteção
Olho Grego
Também chamado de olho turco, o olho grego simboliza a proteção, a sorte, a saúde e a paz. Para muitas culturas, ele é um amuleto que absorve as energias negativas e protege as pessoas contra o mau olhado e a inveja.
Curiosamente, foi a cultura islâmica a propulsora desta simbologia para os rituais de proteção. Na Turquia, por exemplo, muitas casas possuem este amuleto e as mães de bebês recém nascidos costumam colocar o objeto próximo às roupas das crianças para espantar o mau olhado.
Nó Celta
Este popular símbolo da cultura celta é representado por um nó que não tem começo nem fim. Ele representa, portanto, a interconectividade da vida, a eternidade, o nascimento, a morte e a reencarnação.
O nó celta é também utilizado como um amuleto contra os espíritos malignos nesta cultura e, portanto, serve como um símbolo de proteção para muitas pessoas.
Veja mais Símbolos Celtas
Hamsá
Em árabe, Hamsá significa cinco, quantidade de dedos que possuímos em uma mão. Também chamado de Hamseh, este símbolo apresenta uma mão e por vezes um olho em seu centro.
O símbolo de Hamsá é originário da fé islâmica e representa poder, força e proteção contra o mal, contra as energias negativas e o mau olhado. Este símbolo também é chamado de mão de Fátima, que era uma das filhas do profeta Maomé.
Ichthys
Um dos símbolos mais antigos da tradição cristã, o peixe representa a proteção divina e a fé. Em grego, a palavra Ichthys é um ideograma baseado nas letras iniciais da frase grega Iesous Christos, Theou Yios Soter que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.
No cristianismo, este símbolo é representado por dois arcos que se cruzam para dar formato ao animal marinho.
Guarda-sol
Também conhecido como Chatra ou parasol, o guarda-sol é um símbolo do hinduísmo, jainismo e budismo. Ele é um dos oito símbolos auspiciosos para os budistas e representa proteção contra sentimentos e influências negativas.
Ele também pode representar a proteção espiritual sendo utilizado em rituais budistas para o resguardo dos deuses.
Om
O mais significativo mantra da tradição indiana, o Om ou Aum aparece no começo ou no final das orações hinduístas, da mesma forma que para os cristãos é utilizada a palavra amém.
Este é um mantra muito utilizado nas práticas de ioga com o objetivo de ser um protetor da mente, auxiliando, especialmente, na meditação.
Símbolos esotéricos egípcios
Escaravelho
Também conhecido como o deus do sol nascente, o escaravelho é um poderoso símbolo egípcio sagrado, sendo encontrado em diversos templos milenares no país.
Ele representa essencialmente o sol, que renasce de si mesmo. Isso acontece, pois em suas representações ele carrega o Sol entre suas patas, assim como faz com os seus excrementos.
Olho de Hórus
Um dos símbolos egípcios mais reproduzidos em todo o mundo é sem dúvida o olho de Hórus. Ele representa força, poder, coragem, proteção, clarividência e saúde, sendo também a representação do olho do deus Hórus na mitologia egípcia.
Uma lenda associada ao olho de Hórus é que o direito representaria o Sol, enquanto o esquerdo, a Lua. Quando aparecem juntos, eles simbolizam o universo e as forças da luz.
Cruz Ansata
Este milenar hieróglifo pode ser encontrado em diversos templos egípcios conservados até hoje. Também conhecido como Ankh ou cruz ankh, ela é considerada uma cruz sagrada que simboliza a eternidade e também a chave da vida.
Este era um símbolo utilizado por nobres e faraós com o intuito de trazer-lhes proteção. Outro significado atrelado à este símbolo é a união do masculino e do feminino pela união das pontas que formam o cordão da cruz.
Tyet
Poderosos símbolo da mitologia egípcia, o nó de Ísis, também chamado de tyet era um importante amuleto que simbolizava a proteção da deusa da fertilidade e da maternidade, Ísis.
Este amuleto pode ser confundido com a cruz de ansata pelo seu formato, mas diferente daquele hieróglifo, o nó de Ísis era um objeto amarrado no pescoço dos mortos para lhe assegurar uma viagem protegida e segura ao submundo.
Flor de Lótus
A flor de lótus tem muitos significados para diferentes religiões e culturas ao redor do mundo. No Egito, ela simboliza a “origem da manifestação”, ou o nascimento e renascimento.
Para a mitologia egípcia, a flor de lótus abre e fecha consoante ao movimento solar e, portanto, estaria relacionada aos deuses Nefertem e Re.
Símbolos esotéricos de religiões
Cruz
A cruz é o maior símbolo da fé cristã e do cristianismo ao redor do mundo. Contudo, ela também é utilizada por outras culturas, crenças e doutrinas, podendo significar também boa sorte.
No cristianismo, a cruz é a representação da fé e da Santidade, já que Jesus Cristo foi crucificado e morreu como um ato de sacrifício para salvar a humanidade. Dessa forma, o crucifixo se tornou um amuleto e um dos objetos mais influentes de devoção presentes na tradição e simbologia cristã ao redor do mundo.
Estrela de Davi
Um dos símbolos mais importantes da tradição judaica, a estrela de Davi ou estrela de seis pontas é formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos.
O nome Estrela de Davi vem do hebraico Magen Davi, que significa o "Escudo de Davi" e simboliza, dentre outras coisas, a união do feminino e do masculino, a união dos opostos e a ligação entre o céu e a terra.
Roda do Dharma
Um dos símbolos mais antigos e populares do budismo, a roda do dharma, dá-nos a ideia de que estamos em constante movimento e é uma metáfora para a própria vida.
Em sânscrito, ela é chamada de Dharmacakra e possui oito raios que representam o nobre caminho óctuplo que são os oito passos para conseguir a iluminação.
Lua Crescente com Estrela
Principal símbolo da fé islâmica, a lua crescente com estrela pode ser encontrada em insígnias e bandeiras dos países que professam a crença de Maomé.
Ela representa os cinco pilares da fé islâmica: a oração, a caridade, a fé, o jejum e a peregrinação. Isso corresponde às cinco pontas da estrela.