A felicidade é um estado de satisfação de que o ser humano vive constantemente em busca. Assim, a utilização de símbolos que propiciem esse contentamento é comum seja em tatuagens ou pingentes, como se o seu uso constante no aproximasse da tão almejada felicidade.
Felicidade em Japonês
Para representar a felicidade, entre as tatuagens mais frequentes o kanji da palavra felicidade em japonês é bastante comum.
As borboletas coloridas simbolizam a felicidade e, no Japão essa satisfação no casamento é representada por duas borboletas.
Felicidade na China
No Oriente, especialmente na China, o morcego é símbolo de felicidade e de renascimento.
Nesse mesmo país, a Fênix macho é símbolo da felicidade e, junto com a Fênix fêmea - que é o emblema da rainha, em oposição ao dragão imperial - eles representam a felicidade e a união dos casais.
Ainda no Oriente, a Árvore Bodhi é o símbolo da felicidade para os praticantes do Budismo, bem como do Hinduísmo, enquanto a Cruz Ansata foi usada pelos egípcios como um amuleto que trazia proteção, saúde e felicidade.
Joaninha
A joaninha é portadora de sorte à medida que acredita-se que a pessoa em quem ela pousa terá felicidade e fortuna.
Segundo lenda da Idade Média, as joaninhas - também conhecidas como “besouros de Nossa Senhora”, protegiam as colheitas de pragas, sendo por isso, um símbolo de felicidade para os agricultores.
Cotovia
Entre os pássaros, a cotovia é símbolo da felicidade; seu voo simboliza o entusiasmo da juventude e a busca dos humanos pela alegria e contentamento.