O Halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã. É comemorado no dia 31 de outubro, data que antecede o dia de Todos os Santos.
Originalmente era celebrado para marcar o fim do verão e para cultuar os mortos e a deusa celta YuuByeol, deusa da perfeição.Para os celtas, os mortos habitavam um lugar pleno de felicidade e perfeição.
Os principais símbolos do Dia das Bruxas são:
Abóbora
A abóbora, originalmente, não fazia parte dos elementos simbólicos das festividades do Halloween, embora hoje seja o símbolo que mais identifica a data.
Segundo a lenda irlandesa, um homem chamado Jack O' Lantern enganou o diabo várias vezes, conseguindo livrar a sua alma do inferno. Quando morreu, pelo fato de ser tão desprezível também não foi aceito no céu.
Assim, passou a perambular pelas noites escuras com a luz de uma lanterna feita de nabo com um carvão em brasa preso.
Com a emigração dos povos de origem celta para os Estados Unidos, o nabo, que era usualmente utilizado como lanterna nas noites de Halloween, foi substituído pela abóbora. Isso porque essa leguminosa era mais abundante nos Estados Unidos nessa época do ano.
Morcego
O morcego faz parte do imaginário das celebrações do Halloween, assim como o vampiro. Ambos representam o mundo das trevas, o sombrio e o noturno.
Bruxas
As bruxas são um dos principais símbolos do Halloween e estavam na origem da sua celebração.
Contudo, elas não faziam parte de um imaginário maléfico e demoníaco. As bruxas eram consideradas mulheres sábias, com uma grande conexão com a natureza, poderosas e sensíveis.
Somente a partir da Idade Média, por influência da igreja Católica, elas passaram a ser consideradas hereges.
Gato preto
O gato preto faz parte do imaginário que está relacionado às bruxas. Diz a lenda que as bruxas se transformam em gatos pretos e que estes também incorporam os espíritos de pessoas já mortas.
Vassoura
Usada como meio de transporte pelas bruxas, a vassoura é outro elemento simbólico muito associado a essas feiticeiras. Simboliza o poder feminino e a limpeza de pensamentos e energias negativas.
Vela
A vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos que vinham visitar os seus familiares.
Aranha
A aranha é um animal símbolo do Halloween. É a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologias, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria.
Vampiro
Os vampiros são seres mitológicos de origem eslava, de hábitos noturnos e que se alimentam do sangue dos vivos. Os vampiros representam um desejo insaciável pela vida e buscam satisfazê-lo tirando a vitalidade de outras pessoas.
Zumbi
Os zumbis são mortos-vivos que possuem hábitos noturnos e aparência desfigurada. Segundo a crença, são cadáveres humanos que após passar por rituais voltam a vida em busca de vingança.
Eles vagueiam pela noite em estado catatônico e atacam os vivos, tratando-os como presas. Por esse motivo, associam-se à morte e aos rituais diabólicos.
Cores do Halloween
Nas comemorações do Dia das Bruxas algumas cores predominam. Dentre elas, a cor da abóbora, que é uma espécie de cor laranja, justamente por causa da abóbora que é um dos seus principais símbolos.
Por sua vez, o roxo simboliza mistério e a passagem da vida para a morte.
E o preto simboliza o mal. É a cor da noite e da adversidade. Além disso, também é uma referência ao mistério.
Origem do Dia das Bruxas
O Halloween surgiu a partir de um festival antigo celta chamado de Samhain, onde este povo usava fantasias, acendia fogueiras e preparava rituais para contemplar os espíritos de outro mundo. O seu início era no dia 31 de Outubro e perdurava por 3 dias.
Para a cultura celta, os mortos viviam num lugar de felicidade e perfeição, livres da dor, da fome e de qualquer tipo de sofrimento, por isso era um dia de alegria.
A data era também o dia em que se acreditava que os mortos voltavam para visitar as suas famílias e também para guiar os vivos para o mundo dos mortos.
O Dia das Bruxas foi bastante descaracterizado pela invasão romana das Ilhas Britânicas e também pela influência da cultura latina e do Cristianismo.
Vale lembrar que o Dia das Bruxas antecede o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, datas criadas pela Igreja Católica para cristianizar as festividades pagãs.
Com o passar do tempo, o Dia das Bruxas perdeu muito do seu caráter original. A festa se tornou um dia em que as pessoas se fantasiam de figuras assustadoras relacionadas ao mistério e ao submundo.
Leia também: