Entre os símbolos mais representantivos da fé islâmica estão a lua crescente com a estrela e o hamsá, também conhecido como mão de Fátima. O verde também é bastante importante para os muçulmanos, pois segundo o Alcorão é a cor da roupa de todas as pessoas habitantes do Paraíso.
Lua Crescente com Estrela
Além de representar soberania e dignidade, a lua crescente com a estrela é símbolo da renovação da vida e da natureza - numa referência ao calendário lunar, que rege a religião islâmica.
A estrela indica, ainda, os cinco pilares da religião: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação.
Hamsá ou Mão de Fátima
Tal como são cinco os dedos das mãos, o hamsá representa os cinco pilares da fé.
Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé - o profeta dos muçulmanos, que têm em Fátima um modelo para as suas mulheres, uma vez que acreditam que Fátima não tem pecados.
Alcorão
O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado da fé islâmica. Escrito em árabe, nele consta a doutrina do islamismo, que se refere aos ensinamentos que Deus dirigiu ao profeta Maomé.
Zulfiqar
O zulfiqar, a espada de Maomé, é mais um importante símbolo do islamismo que representa a distinção entre os conceitos de certo e errado. Maomé transferiu a arma para um grande guerreiro, que também era seu primo, chamado Ali e ao fazer isso disse a famosa frase: “Não existe nenhum herói, mas Ali; não existe nenhuma espada, exceto zulfiqar.".
Contas
Tal como o terço dos católicos, o islamismo tem um objeto que utiliza nas suas orações. Chama-se subha e tem 99 contas; em cada uma delas é dito um dos nomes de Deus. Na conta de número cem, os crentes da fé islâmica cantam “Alá”.
Conheça outros Símbolos Religiosos.