Os Símbolos Nórdicos, também conhecidos como Símbolos Odinistas, surgem a partir da mitologia antiga relativa a Odin, líder do panteão dos deuses nórdicos.
Valknut
O Valknut é possivelmente o principal símbolo nórdico. É o símbolo de Odin, o deus do céu, da guerra, da vitória e da riqueza.
Também chamado de "nó dos enforcados" ou "nó dos escolhidos", é um símbolo da morte na medida em que faz parte do culto aos mortos.
De acordo com divindade nórdica, Odin é o responsável por fazer a passagem das almas para a vida eterna.
Esse símbolo é formado por três triângulos entrelaçados, o que pode ser interpretado como o poder da vida sobre a morte.
Chifre de Odin
O Chifre de Odin simboliza força e autoridade. O símbolo representa os traços do hidromel mágico. Hidromel é uma bebida feita a partir de água e mel que era bastante apreciada na Antiguidade.
Segundo a lenda, Odin conseguiu encontrar a bebida após uma longa e difícil procura.
Martelo de Thor
O Martelo de Thor, também conhecido pelo seu nome nórdico Mjollnir, é um símbolo antigo utilizado como um amuleto popular entre os vikings. Tinha o valor equivalente ao da cruz para os cristãos.
Thor, filho de Odin, é geralmente representado com o seu martelo, que é o instrumento usado por ele para mandar trovões e raios. Por esse motivo, ele é o deus do trovão.
Possivelmente, o martelo mágico de Thor deu origem à suástica.
Conheça mais sobre o Martelo de Thor.
Elmo do Terror
O Elmo do Terror é um símbolo rúnico utilizado pelos nórdicos. Ægishjálmur, seu nome original, é um símbolo viking de proteção.
Acreditava-se que aqueles que utilizassem esse amuleto se tornavam invencíveis diante dos seus inimigos.
A serpente na Mitologia Nórdica
Na mitologia nórdica, Jörmungandr era um dos filhos de Loki que foram raptados por Odin e abandonados num oceano.
Jörmungandr se tornou uma serpente gigantesca, a qual era capaz de abraçar a terra.
Por esse motivo, Jörmungandr (também conhecido como serpente de Midgard) é representado pela Ouroboros, a criatura mitológica que engole a própria cauda formando um círculo. A Ouroboros representa o ciclo da vida.
Principais Símbolos Vikings
Todos esses símbolos anteriores também fazem parte da cultura viking, já que eles eram nórdicos que habitavam a Escandinávia no período entre 793 a 1066.
Nós separamos mais três símbolos muito importantes para os vikings.
Yggdrasil
Considerada a árvore da vida viking, ela está presente na mitologia nórdica como um símbolo que conecta os nove mundos, representando o centro do cosmo e o divino.
Sendo uma espécie de freixo, ela liga o mundo dos humanos ao mundo dos deuses, dos gigantes, entre outros.
Bússola Viking
Também chamado de Vegvisir, esse símbolo representa proteção e orientação.
Era utilizado pelos vikings nas diversas viagens como um guia para que o caminho não fosse perdido, mesmo com tempestades e mau tempo.
Suástica na cultura nórdica
Apesar de ter sido largamente associada ao Nazismo, a suástica estava presente em diversas culturas antigas, inclusive no período viking.
Ela simboliza o divino, o sacral e tem conexão com os deuses Odin e Thor. Acreditava-se que ao consagrar um objeto ou pessoa com a suástica, isso lhes traria sorte.