Símbolos da Nova Era

A Nova Era, no inglês “New Age”, representa a tomada de uma nova consciência pautada na espiritualidade, no humanismo e nas religiões orientais. Esse movimento vigorou principalmente, nas décadas de 60 e 70, o qual buscava o renascimento, por meio do despertar da consciência e da evolução espiritual.

Nesse sentido, a "Nova Era" prega a tolerância entre os homens, o respeito à natureza, a elevação da mente pelo amor, a positividade e, sobretudo, a busca do “deus ou da luz interior”. Com isso, os seguidores dessa filosofia, asseguram que a "Nova Era" está começando e a transformação de paradigmas mudará definitivamente a visão dos homens e as forças do universo. Vale lembrar, que muitas crenças advogam que a "Nova Era" designa o momento de preparação para a chegada do Anticristo.

Alguns símbolos estão associados com o conceito da "Nova Era", visto que, de alguma maneira, representam os princípios de amor, de paz, de evolução espiritual, de união, de cosmos e, sobretudo, do esclarecimento e da tomada de consciência dos homens.

Yin Yang

Simbolos Da Nova Era

O símbolo Yin Yang, na filosofia chinesa "Tao", simboliza o princípio gerador de todas as coisas, a partir da união de duas energias opostas e complementares entre si (positivo e o negativo), as quais, unidas, compõem a totalidade equilibrada do mundo, manifestado nessas duas polaridades. Nesse sentido, importante destacar que, enquanto o Yin representa o feminino, a terra, o escuro, a noite, o frio, a lua, o princípio passivo, a absorção; o Yang é o masculino, o céu, a luz, o dia, o quente, o sol, o princípio ativo, a penetração. Para tanto, as sete leis que compõem os princípios do Yin Yang representam, de certa forma, os preceitos da "Nova Era", como a transformação do universo e dos homens por meio da autoconsciência e da transformação interior.

Olho de Hórus

Simbolos Da Nova Era

Símbolo de poder e clarividência, o olho de Hórus representa o olhar aberto e justiceiro de um dos deuses egípcios da mitologia: Hórus. Destarte, o olho de Hórus está associado com a "Nova Era", de forma que, pela meditação, os adeptos do movimento, buscam a espiritualidade, o equilíbrio das forças interior e, assim, obtém atitudes e um olhar que vai além das aparências, ao buscar a igualdade e o respeito entre homens e pela natureza. Em outras palavras, quem segue os princípios da "Nova Era", adquire a clarividência por meio da evolução espiritual.

Símbolo do Infinito

Simbolos Da Nova Era

O símbolo do infinito, representado pelo numeral oito deitado com um traço contínuo, simboliza a inexistência do início e do fim, bem como o equilíbrio entre os planos físico e espiritual. Assim, esse símbolo muitas vezes está associado com a "Nova Era", de modo que simboliza a união do físico e do espiritual, o equilíbrio, o renascimento e a evolução espiritual. Ademais, o ponto central do símbolo do infinito significa um portal entre os dois mundos e o equilíbrio dinâmico e perfeito dos corpos e dos espíritos.

Símbolo da Paz

Simbolos Da Nova Era

O símbolo da paz foi criado em 1958, pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom (1914-1985) com o intuito de representar o “Movimento da Paz” atrelado à “Campanha do Desarmamento" (Campaign for Nuclear Disarmament-CND). Dessa maneira, na década de 60 os hippies se apropriaram da figura para expressar o lema de “paz e o amor”, disseminado entre seus adeptos. Para tanto, esse símbolo está associado com a New Age visto que a paz pode representar tanto o equilíbrio das energias quanto a paz interior, tão essencial à sua filosofia.

Borboleta

Simbolos Da Nova Era

A simbologia da Borboleta ​é análoga ao processo de evolução interior e transformação pautados nos princípios da "Nova Era", na medida em que ela simboliza a renovação, o renascimento, a ressurreição e a transformação. Não obstante, a metamorfose da borboleta, representada pela crisálida (ovo), contém a potencialidade do ser o qual, mais tarde, adquire maturidade e assim, a liberdade.

Arco Íris

Simbolos Da Nova Era

Significado de totalidade das cores, de luz e de transformação, o arco íris, aquele que depois da chuva surge no céu, simboliza a renovação e a esperança. Para tanto, acredita-se que o arco-íris é uma ponte entre o céu e a terra; nesse ínterim, para os chineses, esse fenômeno da natureza é comparado ao símbolo do Yin Yang.

Músicas "New Age"

O conceito de "New Age", a partir da década de 60 expandiu-se e penetrou, em grande parte, nos meios artísticos, de modo que buscava expressar uma arte pautada na harmonia, no amor e na valorização da natureza. Destaca-se, portanto, nas artes, a música denominada “New Age” ou música “Nova Era”, composta de sons suaves, naturais, utilizados para a meditação.