As tatuagens situadas no antebraço vem sendo cada vez mais escolhidas pelos adeptos de tattoos devido a visibilidade da região.
As imagens escolhidas podem ocupar a circunferência inteira do membro ou, caso o desejo seja a discrição, é possível realizar ilustrações minimalistas pontuais situadas apenas na lateral do braço.
Enquanto os braços são majoritariamente escolhidos pelos homens para serem tatuados - pois demonstram força e virilidade -, existe a teoria que tatuagens feitas apenas no antebraço denunciam o lado emocional, mais vulnerável.
1. Lobo
O simbolismo do lobo envolve dois aspectos: um feroz e satânico, o outro beneficente. Como é capaz de enxergar durante a noite, ele é um símbolo de luz.
O aspecto luminoso do lobo apresenta-o como um símbolo solar. Também entre os mongóis, o lobo tem caráter puramente celestial (ele é o ancestral de Genghis Khan). A China também conhecia um lobo celestial (a estrela de Sirius) que é o guardião do palácio celestial (o Grande Urso).
Deve-se notar, porém, que esse papel de guardião dá origem ao aspecto feroz do animal: em certas regiões do Japão, eles o invocam como um protetor contra outros animais selvagens. O lobo muitas vezes evoca uma ideia de força mal contida, furiosa e sem discernimento.
Leia também sobra a simbologia do cão.
2. Leão
O leão é um símbolo de poder, da justiça e da soberania. É também símbolo do sol, do ouro, da força penetrante da luz e do verbo.
O desenho do animal é utilizado para representar força e coragem e frequentemente está associado ao conceito de destruidor do mal e da ignorância.
Buda é o leão da Shakya, já Cristo é considerado o leão de Judá.
O leão também pode ser tido como um símbolo de elementos negativos tais como o descontrole, a autoridade e a imposição pela força.
Leia também:
3. Rosas
Notável por sua beleza, sua forma e seu perfume, a rosa é a flor simbólica mais usada no Ocidente. Representa a taça da vida, a alma, o coração e o amor.
É igualmente símbolo do poder espiritual, da ressurreição e da imortalidade.
Corresponde como um todo ao que é o lótus na Ásia, estando um e outro muito próximo do símbolo da roda.
Leia também sobre a simbologia das Flores.
4. Elefante
O elefante é conhecido no ocidente como a imagem viva do excesso de peso e da falta de jeito, no entanto, na Ásia o animal é símbolo da força real, da estabilidade e da imutabilidade.
No Sião, no Laos e no Camboja, o elefante branco traz chuva e boas colheitas. Já que Indra é também a divindade da tempestade, o elefante carrega em sua cabeça uma pedra preciosa, que tem o relâmpago.
Leia também sobre os Símbolos indianos e Shiva.
5. Mapa-múndi
Aqueles que adoram viajar tem no contorno do mapa-múndi uma ideia original de tatuagem. A imagem é símbolo da nossa pequenez e da vastidão do planeta Terra.
A estampa pode ser tatuada em muitos lugares, há quem opte pelas costas ou pela perna, sítios mais frequentes. No entanto, pela posição do antebraço, o espaço acaba servindo como pano de fundo perfeito para os entusiastas das andanças.
6. Coruja
Por fugir da luz do dia, a coruja é um símbolo do escuro, da tristeza, da solidão e da melancolia. Para os índios da pradaria, a coruja tem o poder de dar ajuda e proteção à noite, daí o uso de penas de coruja em certas cerimônias rituais.
A mitologia grega a tem como intérprete de Atropos, o Ceifador que corta o fio do destino. No Egito, as corujas representam o frio, a noite e a morte.
Na antiga China, a coruja é um animal terrível que supostamente devora a sua mãe. É a ave consagrada aos ferreiros e aos solstícios.
Leia também sobre a Coruja Maori.
7. Diamante
O diamante é, por excelência, o símbolo da limpidez, da imutabilidade, da imortalidade, da perfeição, da dureza e da luminosidade.
Considerado "o rei das pedras", o diamante é o cristal no pico da sua maturidade.
A dureza do diamante, seu poder de arranhar, de cortar, é enfatizada especialmente no budismo tântrico, onde o vajra (raio e diamante) é o símbolo do poder espiritual invencível e inalterável.
Confira também símbolos budistas.
8. Cobra
A cobra é tida como símbolo da alma, da libido, do mistério, da sensualidade, da criação e da destruição. Por possuir um formato fálico, muitas vezes é associada à ideia da sedução.
O psicanalista Jung diz que a cobra é "um vertebrado que incorpora a psique inferior, a psique sombria, a estranha, incompreensível ou misteriosa do ser humano."
A cobra está frequentemente associada ao pecado original e à Eva, em sua passagem interrompida pelo paraíso.
O animal é igualmente muito tatuado por ser o símbolo da medicina e da enfermagem.
Leia também:
9. Sol
Se não é o próprio Deus, o sol é para muitos povos uma manifestação de divindade.
Pode ser concebido como o filho do deus supremo e irmão do arco-íris.
É um símbolo simultaneamente positivo e negativo: traz a fertilidade e a alegria, mas também representa o perigo pois pode queimar e matar.
10. Coroa
A coroa representa a dignidade, o poder, a realeza, o acesso a um posto e às forças superiores.
O simbolismo da coroa é baseado em alguns fatores. Sua posição, no ápice da cabeça, dá-lhe um significado especial: o objeto compartilha não apenas os valores do topo do corpo humano, como também os valores do que ultrapassa a própria cabeça, o dom que vem do alto.
A coroa é uma promessa de vida imortal, à maneira dos deuses. Sua forma circular indica perfeição e participação na natureza.
Conheça também:
- Tatuagens femininas: Os símbolos mais usados
- Tatuagens masculinas: Os símbolos mais usados
- Tatuagens pequenas
- Símbolos para tatuagens no pulso
- Símbolos para tatuagens no ombro
- Símbolos para tatuagens na perna
- Símbolos para tatuagens femininas no braço
- Símbolos para tatuagens femininas na costela
- Símbolos para tatuagens femininas nos pés
- Símbolos para tatuagens femininas nas costas