As tatuagens no peito geralmente são feitas por homens, embora algumas mulheres também explorem a chamada underboob tattoo (uma tatuagem feita abaixo dos seios) ou ilustrações entre os seios e próximas ao ombro.
Em termos de dor, a tatuagem no local em mulheres dói menos que nos homens porque para eles a pele é mais esticada.
As mulheres também têm a vantagem de ter uma região com mais curvas, o que permite que o desenho ganhe contornos bastante interessantes.
Conheça agora as dez ilustrações mais pedidas nos estúdios de tatuagem.
1. Tigre
O tigre geralmente evoca ideias de poder, força e ferocidade. É um animal caçador e, portanto, símbolo da casta de guerreiro.
É igualmente símbolo da inteligência e da confiança assim como da independência, da astúcia e da perspicácia.
Conheça também outros símbolos de força.
2. Águia
A águia é considerada a rainha dos pássaros. Na antiguidade clássica, era a ave de Zeus, e seu papel de rainha do céu também é explícito entre os xamãs siberianos.
Sua identificação com o sol é essencial para os índios da América Norte (as penas de águia e o apito de osso são usados na dança realizada quando olham para o sol).
A mesma identificação existe entre os astecas e no Japão: o kami (o mensageiro) é uma águia chamada Celestial Sun Eagle. A águia olhando diretamente para o sol é também símbolo da contemplação e do pensamento.
3. Dragão
O dragão é essencialmente apresentado como um guardião do tesouros escondidos e, como tal, o adversário que deve ser derrotado para ter acesso a eles.
O simbolismo do dragão é ambivalente, ao mesmo tempo que pode ter uma leitura maligna (símbolos do ódio e do mal), também podem representar força e coragem.
4. Flores
Cada flor possui a sua simbologia particular, no entanto, de modo geral é possível afirmar que as flores são o princípio passivo.
O cálice das flores é como a taça, o receptáculo de atividade celestial. Além disso, o desenvolvimento da flor representa a manifestação desta mesma substância passiva.
A flor pode ser lida como a imagem das virtudes da alma e o buquê seria o símbolo da perfeição espiritual. Flores também representam a infância, a harmonia e o amor.
5. Coroa
O simbolismo da coroa é bastante interessante. Sua situação no ápice da cabeça lhe dá um significado supereminente: ao mesmo tempo que reúne os valores da cabeça, topo do corpo humano, também capta os valores do que vai além da cabeça, acima, a transcendência.
A sua forma circular indica a perfeição e participação na natureza celeste, cujo símbolo é o círculo.
6. Coruja
Por não encarar a luz do dia, a coruja é um símbolo de tristeza, de escuridão, de solidão e melancolia.
Há quem a considere também símbolo da inteligência, da sabedoria e da cultura.
Na China antiga, a coruja possui um papel importante: é um animal terrível, supostamente devorador da sua própria mãe. A coruja é, por isso, considerada um animal feroz e nefasto. Um dos animais mais pedidos nos estúdios de tatuagem é a coruja maori.
7. Andorinha
Assim como todos os pássaros, a andorinha é símbolo de liberdade e independência. Desenhos de andorinhas podem atrair boa sorte, fertilidade e amor.
O animal também é lido por vezes como a representação da ressurreição, da pureza, da metamorfose e da renovação.
8. Morcego
O morcego pode simbolizar a morte, as trevas, a escuridão, a bruxaria. Por outro lado, o animal também possui uma simbologia mais solar.
Na China, por exemplo, ele é tido como a representação do renascimento e da felicidade. Muitas tatuagens de morcego são feitas em referência ao filme Batman ou a vampiros.
9. Estrelas
A simbologia das estrelas costuma variar com o número de pontas, mas, de modo geral, é possível afirmar que elas estão ligadas à luz e ao simbolismo celeste.
A estrela mais tradicional no universo ocidental, a de cinco pontas. O pentagrama é o símbolo da manifestação central da luz, do centro místico, do foco de um universo em expansão.
A de seis pontas, também conhecida como estrela de Davi, é usualmente utilizada no judaísmo. A de sete pontas, por sua vez, simboliza a harmonia do mundo, as sete cores do arco-íris, as sete zonas planetárias.
10. Caveira
A caveira (o crânio) ilustra a sede do pensamento logo, do comando supremo, por isso pode simbolizar a inteligência, a sabedoria e a sensibilidade.
Em muitas lendas europeias e asiáticas, o crânio humano é considerado um homólogo da abóbada celestial.
A caveira também nos lembra a transitoriedade do tempo e simboliza igualmente mudança, renovação e a entrada em uma nova fase da vida.
Leia mais sobre as tatuagens: