A união remete à ligação, combinação ou junção, especialmente em virtude da afetividade. Assim, o casamento e a amizade são frequentemente associados a esse conceito, cujo resultado é o sentimento de felicidade.
Laço
O laço, como objeto, tem a função de atar. Além de estar associado ao matrimônio e outras relações afetivas, na Maçonaria, o “laço da união” é um símbolo que indica os deveres de um maçom com o universo, enquanto na Grécia os laços eram utilizados nas imagens dos deuses, acreditando-se que assim as divindades não abandonariam seu povo.
Corrente
União ou elo, a corrente representa a ligação entre os seres do universo. Assim, ao passo que, de acordo com a mitologia grega, ela representa o céu (plano superior) que se une à terra (plano inferior), para os cristãos, a corrente de ouro simboliza a união de Deus com os homens.
Anel
O anel de noivado simboliza a união de um casal. Sua forma circular pressupõe uma relação duradoura, eterna de modo que a troca de alianças tem a função de garantir esse compromisso conjugal.
Mãos Dadas
As mãos que se unem simbolizam o companheirismo e a confiança, não só entre casais como entre pessoas que se apoiam e compartilham sentimentos de amizade.
Corda
A corda com nó simboliza vínculo, união, bem como a conexão entre a matéria e o espírito.
Na maçonaria, a "Corda de 81 Nós" - um dos mais importantes da Ordem - simboliza a união fraternal. Há 40 nós em cada lado, sendo que o nó central representa Deus.
Yin Yang
Esse símbolo taoísta simboliza a união das energias opostas que se harmonizam. O Yin (a metade preta) representa o feminino, enquanto o Yang (a metade branca) representa o masculino.
Conheça também os Símbolos de Amizade.