Os membros da Yakuza se tratam por familiares. Cada família tem um símbolo que a identifica, sendo as principais famílias conhecidas como Yamaguchi-gumi, Sumiyoshi-rengo e Inagawa-kaï.
Yamaguchi-gumi
Esse é o símbolo da principal família Yakuza. Yamaguchi-gumi, cujo elemento gumi significa “quadrilha”, é o grupo que comporta o maior número de membros - cerca de 40 mil.
Sumiyoshi-kai
Esse é o símbolo da maior família a seguir a Yamaguchi-gumi.
Sumiyoshi-kai, em que o sufixo kai significa “sindicato”, também pode ser chamada de Sumiyoshi-rengo e tem cerca de 10 mil membros.
Inagawa-kaï
A terceira maior família Yakuza tem aproximadamente 7 mil membros. O símbolo acima é aquele que a representa.
Tatuagem
Essa organização criminosa é conhecida principalmente pelas tatuagens de corpo inteiro, as quais são chamadas Irezumi e são prova da dedicação e da lealdade dos seus membros.
Num processo demorado, os membros da Yakuza podem levar anos para cobrir o corpo com as tatuagens, que são a sua principal marca. Além de longo, o método utilizado é bastante doloroso, uma vez que as técnicas utilizadas continuam a ser antigas, sem recurso a máquinas.
As imagens que compõem o desenho corporal carregam um importante simbolismo para a cultura nipônica. É o caso da carpa, símbolo da perseverança, e do dragão ou da cerejeira, símbolos de força.
Significado da Yakuza
Yakuza, ou gokudō, é uma máfia que atua a nível internacional embora seja especialmente conhecida no Japão, país onde teve origem por volta do século XVII.
A organização de delinquentes, que é chamada pela polícia de “grupo de violência” segue, com determinação, seu código de conduta, bem como sua estrutura hierárquica.
As faltas graves são punidas mediante a aplicação do yubizume, que é a amputação de partes do dedo mindinho.