O simbolismo de sino vincula-se à percepção do som e as vibrações sonoras e representa o critério da harmonia universal, e simboliza também o chamamento divino, e a comunicação entre o céu e a terra. Mas o sino possui também o poder de entrar em relação com o mundo subterrânea.
Na Índia, o sino é usado para simbolizar o ouvido e tudo que é percebido por ele. Já no Islã, o sino representa a repercussão do poder divino, e marca a limitação das condições temporais. Para o budismo, o som dos sinos de ouro simboliza as vozes divinas. Para a cultura chinesa, o sino está relacionado com o barulho dos tambores e representa o som dos trovões.
O som dos sinos possui um poder de purificação e é capaz de afastar as más influências.
Segundo a mitologia cristã, os sinos possuem o poder de tornar invencíveis na guerra contra o mal. Os espíritos malévolos são aterrorizados pelo som dos sinos.
A oração do Ângelus, oração cristã, é acompanhada sempre do ressonar dos sinos, tocados três vezes por dia, de manhã, ao meio dia, e à tarde, para recordar os cristão das três pessoas da Santíssima Trindade.
Também na mitologia cristão, o sino é usado para simbolizar o anúncio do nascimento do menino Jesus.
Ver também Símbolos de Natal.