O Dicionário de Símbolos tem como objetivo fornecer informações sobre os símbolos e os seus significados.
Todos os conteúdos disponibilizados pelo site são apenas para fins informativos, não devem ser considerados completos, atualizados, e não se destinam a ser utilizado no lugar de uma consulta jurídica, médica, financeira, ou de qualquer outro profissional. Os conteúdos são fornecidos sem qualquer tipo de garantia. Todo e qualquer risco da utilização dos conteúdos é assumido pelo próprio usuário.
Quem somos
O site Dicionário de Símbolos foi criado e é mantido pela empresa 7Graus Lda. Contamos com uma equipe especialistas sobre diversos assuntos para produzir todos os nossos conteúdos. Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas que visitam os nossos sites com informação fidedigna e relevante.
Equipe
Rebeca Fuks - Graduada em Letras, mestre em Literatura e doutora em Estudos de Cultura, trabalhou durante dez anos como editora assistente e executiva em editoras no Brasil e em Portugal. Desde 2018, atua produzindo conteúdo digital na área da cultura.
Daniela Diana - Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.
Márcia Fernandes - Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.
Confidencialidade e privacidade
Nos regemos por regras de total transparência e a privacidade dos nossos usuários é um assunto sério. Qualquer informação sobre os usuários que eventualmente seja recolhida pelo Dicionário de Símbolos, incluindo o endereço de e-mail, jamais será passada a terceiros.
Para saber mais, veja a página com a nossa Política de Privacidade completa.
Financiamento
A única forma de financiamento do site é a venda de espaço para publicidade online.
Por que temos publicidade? Para que o projeto possa continuar produzindo conteúdo de alta qualidade e completamente gratuito para os nossos usuários. A publicidade financia a equipe de produção de conteúdos, os custos de alojamento do site e sua manutenção técnica.
A publicidade está sempre devidamente identificada e separada do conteúdo que é da responsabilidade do site.
Independência editorial
O conteúdo e diretrizes editoriais do site são completamente independentes da publicidade. Não temos conteúdos patrocinados, e os produtos ou serviços mencionados no conteúdo surgem de um critério editorial independente.
Aviso de complementaridade
Todos os conteúdos do Dicionário de Símbolos têm fins unicamente informativos e não substituem a opinião e orientação de profissionais especializados, apenas a complementam.
Símbolos e seus Significados
O termo símbolo, tem sua origem no grego (sýmbolon), e serve para designar um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o Cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto). Da psicanálise à antropologia, ciências, artes e técnicas tentam, cada vez mais, decifrar a linguagem dos símbolos. O "símbolo" é um elemento importantíssimo no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do nosso saber. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.). Ele intensifica a relação com o transcendente.