TAO

A palavra chinesa Tao significa literalmente caminho, via. Assim, Tao é, essencialmente, um princípio de ordem.

O Taoismo é, por sua vez, uma religião chinesa que cultua a natureza acreditando que da sua harmonia resulta o equilíbrio da vida. Essa filosofia, que remonta ao século III ou IV a.C, teve Lao Tzu como seu precursor.

Símbolos do Taoismo

​Dentre os símbolos do Taoismo, destacamos:

Yin e Yang

Tao

O Tao equilibra a oposição presente no conceito do Yin e Yang, em que Yin - a metade preta - representa vales, enquanto Yang - a metade branca - representa as montanhas. O Yin e Yang é o conceito primordial da filosofia Tao.

I Ching

Tao

Também conhecido como o "Livro das Mutações", o I Ching é um texto clássico correntemente usado no campo da adivinhação. Ele é composto por um sistema de oito trigramas (reunião de três letras ou caracteres) e 64 hexagramas (reunião de seis caracteres) que simbolizam a crença taoista de que o universo está em constante mudança.

Os Oito Imortais

Os Oito Imortais são figuras lendárias chinesas e creditadas na filosofia taoista: Cao Guojiu, He Xiangu, Zhongli Quan, Lan Caihe, Lu Dongbin, Li Tieguai, Han Xiang Zi e Zhang Guo Lao.

P’An-Ku

Segundo a mitologia chinesa, ao separar Yin (representação da terra) e Yang (representação do céu) esse gigante criou o universo. De pé sobre a terra P’An-Ku teria empurrado o céu para cima numa tarefa que levaria 18.000 anos para ser realizada.

Bloco não Trabalhado

Uma pedaço de rocha com formas disformes é representativa do universo e sua constante mudança. São geralmente encontrados como ornamentação em jardins.

Jade

Tao

Segundo a lenda, a pedra preciosa jade teria se formado a partir do sêmen do dragão. Considerada pelos chineses uma das pedras mais nobres e que dá sorte, simboliza perfeição e imortalidade.