As costelas são escolhidas muitas vezes para fazer tatuagens femininas. Costumam ser grandes, com desenhos que preenchem toda a costela. Há também lugar para as escolhas mais delicadas, tal como a tatuagem de andorinhas.
Em decorrência da passagem bíblica que menciona o fato de Deus ter tirado uma costela de Adão para fazer Eva, essa parte do corpo passou a representar que a mulher nasceu do homem.
1. Borboleta
A borboleta é um dos símbolos mais populares entre o gênero feminino. Coloridas e acompanhando o longo da costela, elas são ricas em detalhes e carregam o sentido da transformação.
Além de ser símbolo da transformação, a borboleta também simboliza beleza e felicidade.
A borboleta azul, uma das preferidas, representam as mudanças físicas e sociais pelas quais as pessoas passam ao longo da vida. Muitos acreditam que seja portadora da sorte.
2. Filtro dos sonhos
O filtro dos sonhos é um amuleto que protege as pessoas dos sonhos maus. O mesmo funciona como um caçador de pesadelos.
O objeto geralmente é pendurado perto da cama com o intuito de prender os sonhos até o início do dia seguinte, quando a luz do Sol os destroem.
Nesse sentido, a tatuagem do filtro dos sonhos é utilizada como um símbolo de proteção.
As mulheres preferem que essa tattoo na costela seja grande e colorida.
3. Hamsá
O Hamsá, ou Mão de Fátima, também é tatuado com o objetivo de proteger a sua portadora. Trata-se de um amuleto de defesa da inveja, o qual é símbolo da fé islâmica.
Fátima é o nome de uma das filhas de Maomé. Para os islamitas, ela é um modelo de mulher a ser seguida.
Para esse símbolo as mulheres preferem imagens a preto e branco.
4. Dente-de-leão
O dente-de-leão simboliza esperança e liberdade.
Isso porque, segundo a brincadeira popular, as mulheres apaixonadas sopram a flor depois de pedirem o amor pretendido, o que é feito na esperança de que as pétalas que voam livremente regressem, sinalizando o atendimento do desejo.
É uma imagem muito delicada. A flor costuma ser feita num canto das costas, enquanto as suas pétalas dão a sensação de serem espalhadas no corpo através do vento.
5. Andorinha
A andorinha também simboliza esperança e, entre outros, amor. Sua simbologia vai ao encontro do fato de essa ser uma ave migratória, que parte mas regressa, e que não troca de parceiro ao longo da vida.
Geralmente associadas à imagem do dente-de-leão, muitas vezes a imagem das andorinhas se misturam ou mesmo assumem o papel das pétalas dessa flor.
A andorinha é uma das tatuagens old school mais populares.
6. Flor de lótus
A flor de lótus simboliza pureza e sabedoria. Afinal, mesmo emergindo de águas sujas ela é uma flor bela.
Acresce que ela representa o trono de Buda, pois antes de qualquer pessoa desenvolver as virtudes do mestre budista, o seu coração é fechado, até que se abre para a sabedoria.
É por esse motivo que essa tatuagem representa a superação de uma fase difícil.
7. Âncora
A âncora representa estabilidade. Esse símbolo pode ser tatuado como um amuleto, como se carregasse o poder mágico de tranquilizar as vidas em meio às dificuldades.
O lado das costelas é um dos locais preferidos para tatuá-la, depois da parte de trás do braço, que é o seu local de predileção entre o gênero feminino.
8. Flores
A flor está muitas vezes associada à feminilidade. Simboliza beleza, harmonia e pureza. A sua simbologia é vasta, uma vez que cada flor reflete um bonito significado.
Coloridas e ricas em detalhes, as tatuagens das flores são feitas no lado das costelas como se representassem um grande ramo.
Leia também: