Segundo a tradição hindu e os ensinamentos oriundos da yoga, temos posicionado no centro da testa, entre as as sobrancelhas, o centro da energia sutil da consciência e da espiritualidade.
O terceiro olho refere-se ao Ajna, trata-se de um chakra considerado uma porta de entrada para a percepção extra-sensorial.
O ponto simboliza o encontro do masculino e do feminino, a junção destas duas energias e a superação da dualidade em direção a uma consciência superior.
Ele também é o ponto relacionado à intuição (por estar conectado com a glândula pineal), à premonição, à iluminação e à autoconsciência. É igualmente o polo responsável pela conexão entre o mundo visível e o mundo espiritual.
O terceiro olho abre comunicação com plataformas elevadas de consciência, por isso diz-se que o ponto está ligado à imaginação e à criatividade.
A palavra do terceiro olho na Cabala quer dizer "sabedoria". Para os praticantes, o local é o centro da consciência cósmica e do autoconhecimento.
A yoga busca, através de exercícios práticos e da meditação, promover um trabalho de abertura e equilíbrio do chakra do terceiro olho. Os ensinamentos procuram transmitir paz de espírito aqueles que o praticam.
Conheça também: