Thoth

Thoth

Thoth é o deus egípcio da Lua e o criador da escrita, de modo que representa não só a escrita, mas também a sabedoria, as artes, a ciência e a magia.

Segundo a lenda, a intenção de Thoth em criar a escrita era tornar os egípcios mais sábios, além de reforçar a memória dos acontecimentos. O deus Rá discordava de Thoth, afinal, para ele a escrita faria com que as pessoas deixassem de acreditar nas informações transmitidas pelas gerações.

Apesar da discordância de Rá, Thoth deu a escrita a alguns egípcios - os escribas - que, desta forma, tinham a importante função de fazer cópias, na Antiguidade. Por esse motivo, o deus se tornou o patrono dos escribas.

Representado com corpo de homem e cabeça de íbis - uma ave que se assemelha a uma garça ou uma cegonha -, essa divindade, por vezes, pode ser encontrada com o aspecto de uma espécie de macaco típico da África - os babuínos. Assim, pelo fato de estarem associados ao deus, os babuínos são considerados sagrados no Egito.

Na Alquimia, o deus Hermes Trismegisto é uma combinação do deus grego Hermes e de Thoth, uma vez que ambos representam a escrita e a magia nas suas respectivas culturas.

Você também pode se interessar por: