O timão, ou leme, simboliza responsabilidade, supremacia e prudência. A cana do timão, que permite que sejam feitas as manobras de navegação, remete à capacidade de comandar e guiar. O timão é muito associado a outros símbolos marítimos, como âncora e farol.
Tatuagem
Ao encontro da simbologia do timão, quem escolhe sua imagem para tatuar no corpo pretende transmitir a ideia de responsabilidade, de alguém que é capaz de dirigir a própria vida com prudência, e de orientar e guiar também outras pessoas, remetendo a uma posição de comando.
Timão de Oito Pontas
O timão de oito pontas é um símbolo muito utilizado entre os seguidores do budismo, e simboliza o sentido cíclico do tempo e da vida em diferentes culturas do oriente. As duas hastes que formam uma cruz significam as "quatro verdade nobres", que são, de acordo com o budismo, a vida, que é sofrimento motivado pela ignorância e desejo, que advém do apego. Somente o desapego é capaz de acabar com o sofrimento da vida.
Já as duas hastes que ficam na diagonal, completam a roda de oito pontas e significam o "caminho das oito vias", que de acordo com a essência do budismo são: a visão correta, a linguagem correta, a conduta correta, a atenção correta, a aspiração correta, o esforço correto, e a meditação correta.