O trevo simboliza a sorte, a abundância, a prosperidade, a fecundidade, o sucesso, a esperança, a fé. Para os cristãos, o trevo representa a "Santíssima Trindade": o Pai, o filho e o Espírito Santo".
Trevo de Três Folhas
O trevo de três folhas é o tipo mais comum dessa planta.
O Shamrock, também conhecido como o “trevo branco” é o símbolo não oficial da Irlanda escolhido por St. Patrick (São Patrício), um dos padroeiros da Irlanda, para representar a Santíssima Trindade e a força do Cristianismo. A palavra "Shamrock" provém da antiga língua gaélica e significa "planta jovem de três folhas".
Além disso, simboliza aspectos mágicos advindos das lendas celtas uma vez que os antigos celtas reverenciavam o trevo e possuíam muitas crenças baseadas nas Tríades, como por exemplo: o presente, passado e futuro.
Para os celtas, o trevo de três folhas está associado à Mãe Tríplice, que é representada pelas três fases da lua e simboliza as fases da vida da mulher: virgem, mãe e anciã.
Trevo de Quatro e de Cinco Folhas
O trevo de quatro folhas é pouco comum e o de cinco é ainda mais raramente encontrado.
O trevo de quatro folhas é conhecido como o trevo da sorte. Acredita-se que quem o encontra tem um destino afortunado.
Veja também a simbologia do Trevo de Quatro Folhas.
Baralho Cigano
No baralho cigano a carta número 2 - frequentemente representada por um trevo - é chamada de “os obstáculos”. Ela simboliza as dificuldades que podem surgir ao longo do percurso do consulente.