Triquetra, por vezes chamada de triqueta, é um símbolo celta formado por três arcos interligados. Esse desenho pagão simboliza a trindade, a eternidade e a unidade.
Ele foi encontrado em runas com mais de 2 mil anos de idade, surgindo antes do cristianismo. Tanto os celtas quanto outras civilizações antigas, como, por exemplo, os egípcios, acreditavam nas tríades ou trindades.
No paganismo celta, a triquetra também remete à possíveis trindades, como, por exemplo, os três reinos (terra, mar e céu), as três forças da natureza (terra, fogo e água) e também ao corpo, mente e espírito.
Símbolo da Santíssima Trindade do Cristianismo
Em latim, triquetra quer dizer "três pontas" e foi adotada pelos cristãos porque a composição das suas formas geométricas faz com que ela se assemelhe a três peixes.
No Cristianismo, o peixe é representado justamente pela transposição de arcos.
A palavra peixe em grego, Ichthys, é um ideograma que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Por esse motivo, ele foi usado como um símbolo secreto pelos primeiros cristãos numa tentativa de se proteger das perseguições.
Assim, a triquetra assumiu o papel de representar um dos principais dogmas do Cristianismo, a Santíssima Trindade, mistério que admite que há três pessoas em um só Deus (Pai, Filho e Espírito Santo).
Esse símbolo é muitas vezes confundido com o triskle, símbolo celta que evoca a deusa tripla.
Também pode ser tratado de forma equivocada como o valknut, principal símbolo nórdico que representa Odin.
Tattoo de Triquetra
A tatuagem de triquetra é popular entre homens e mulheres.
Entre o gênero feminino, a predileção recai para os símbolos menores, visíveis no pulso e na nuca.
O motivo para escolher esse símbolo para tatuagem resulta mais do fato de se tratar de um símbolo celta, cuja forma além de simples é bonita, e também por ele representar a eternidade.
Os celtas acreditavam que havia alma em tudo o que existe, um conceito conhecido como animismo.
Conheça mais símbolos celtas.
A relação da Triquetra com o tempo e com os três mundos
Na série da Netflix, “Dark” (2017-2020), a triquetra aparece primeiramente como um símbolo de três tempos: 1953, 1986 e 2019, os quais os personagens da série viajam a cada 33 anos. Também simboliza o passado, o presente e o futuro.
Porém, na terceira e última temporada da série é explicado que a triquetra, na realidade, representa três mundos: o mundo original e os outros dois mundos criados a sua imagem e semelhança, chamados de “erráticos” (dos personagens Jonas e Martha B). Um é o universo original e os outros dois são paralelos, onde é possível a viagem no tempo.