O Tríscele representa poder, energia e movimento progressivo, ou evolução; a própria apresentação das pernas ligadas em formato circular reflete essa ideia de movimento, de ação.
É um símbolo grego, cuja palavra na língua grega significa “três pernas” e é um dos mais antigos da humanidade, uma vez que foi encontrado em rochas pré-históricas, bem como em moedas gregas, em vasos de séculos antes de Cristo, em um prêmio de competição ateniense em forma de escudo e na antiga arte da cerâmica micênica.
Importa referir que o símbolo carrega também a simbologia do número 3, que é considerado sagrado em muitas culturas. Uma vez que o símbolo é grego, remete à trindade grega composta por Zeus, Poseidon e Hades, o equivalente à Santíssima Trindade para os cristãos: Pai, Filho e Espírito Santo.
Presente na bandeira da Ilha de Man, simboliza sorte, fertilidade e regeneração, enquanto na bandeira da ilha italiana da Sicília, segundo o naturalista Plínio, o Velho, o símbolo representa a forma triangular e as baías dessa região italiana. O símbolo oficial da Sicília apresenta a cabeça da Medusa no centro das três pernas.
Este símbolo helênico não deve ser confundido com o triskle celta.