O triskle, também chamado de triskle celta, triplo círculo ou espiral tripla, reflete a relação animista - de anima, o mesmo que alma - do povo celta, que acredita na existência de um princípio espiritual em tudo o que exista, quer sejam animais e plantas ou fenômenos naturais.
Assim, esse símbolo solar antigo é responsável pela evocação dos quatro elementos fundamentais da natureza: água, terra, fogo e ar.
É um talismã que representa a sabedoria, tal como é um símbolo de bruxaria usado na invocação da deusa tripla, uma referência às fases da vida da mulher: virgem, mãe e velha ou, ainda, de outras tríades: mente, corpo e espírito; nascimento, morte e renascimento.
Este símbolo não deve ser confundido com o símbolo grego Tríscele e nem com a Triquetra, símbolo que alguns cristãos chegaram a adotar como símbolo da Santíssima Trindade.
Conheça mais símbolos celtas.
Tatuagem
As tatuagens celtas são bastante populares. Dentre elas, a mais comum é justamente o triskle. É opção de arte no corpo que serve tanto o gênero feminino como o masculino, cujo principal motivo da escolha é a referência feita à tríade mente, corpo e espírito, numa busca constante do seu equilíbrio.
O Valknut, símbolo mais importante da mitologia nórdica, também é representado por uma tríade. Leia Símbolos Nórdicos.