Como um símbolo nacional da Ucrânia, o tridente ucraniano tem origem incerta, significados diversos e mais de duzentas variações.
É um emblema cultural e identitário, que possui simbolismo religioso, político, decorativo, além de representar poder, autoridade e força.
O tryzub na história ucraniana e seus simbolismos
Ele aparece pela primeira vez na Ucrânia no século I d.C., utilizado primeiramente como um símbolo de poder por algumas tribos.
Foi empregado como um emblema de estado na época da Rus’ de Kiev, na dinastia Rurik. Arqueólogos acharam moedas de ouro que continham esse símbolo na época do príncipe Vladimir, o Grande, e do seu filho Yaroslav, o Sábio, representando poder e autoridade.
Possivelmente o tridente foi herdado através de selos do Sviatoslav I, antecessor e pai de Vladimir.
Vladimir foi o responsável por introduzir o cristianismo na Ucrânia, e o tryzub passou a ser associado à cruz, simbolizando a Santíssima Trindade. Também é um símbolo religioso no folclore ucraniano e na heráldica da igreja.
Ele foi achado em tijolos da Igreja Decimal em Kiev, em azulejos da Catedral de Dormição, em Moscou, e em diversas pedras de outras igrejas, castelos e palácios.
Como uma figura decorativa, ele está presente em vasos de cerâmica, armas, anéis, medalhões, tecidos, entre outros.
Brasão de armas da Ucrânia
O brasão é composto pelas cores da bandeira da Ucrânia, com um escudo azul e o tridente na cor amarela, no centro.
O símbolo foi criado primeiramente não como um tridente, mas sim como a junção de uma cruz com um falcão-gerifalte sobrevoando, na época do governo de Sviatoslav I.
A cruz representa a Santíssima Trindade e o falcão, ave real e nobre, simboliza poder, autoridade, força e vitória.
Selo de Sviatoslav I Somente na época de Vladimir, o Grande, o brasão foi ganhando novas formas, até ser comparado a um tridente.
Moeda de Vladimir, o Grande
Relação do tryzub com o tridente de Poseidon e a âncora
Tridentes parecidos com os de Poseidon aparecem em diversas colônias gregas, bizantinas, escandinavas e sármatas. A simbologia deste objeto tem a ver com a força, o poder e o combate.
Devido a isso, o tryzub também ganhou o simbolismo de poder e força, sendo empregado como um emblema militar e de guerra.
Já comparado ao formato da âncora e ao seu simbolismo religioso, a qual era utilizada por muitos marinheiros como um amuleto, o tridente ucraniano também se torna um desenho religioso.
O tridente ucraniano na política
O símbolo foi utilizado pelo Exército Ucraniano Insurgente (UPA), na composição de uma bandeira de cores preta e vermelha. Essa formação militar lutava contra o regime nazista e a União Soviética na época da Segunda Guerra Mundial.
Eles eram contra a repressão e a exploração alemã e soviética em relação à população ucraniana.
O preto simboliza a terra fértil e a prosperidade e o vermelho representa o sangue dos heróis.