Tubarão

TubaraoO tubarão simboliza a agressividade, a masculinidade, a violência, a morte, o poder, a criação, a audácia, a coragem.

Simbologias e Significados do tubarão

O tubarão, considerado o "rei dos mares", é venerado em muitas culturas como, por exemplo, na África e nas culturas do Pacífico, nas quais, esse animal sagrado representa a força criadora sendo utilizado, muitas vezes, como símbolo de virilidade nos rituais de iniciação masculinas. Para os marinheiros e os piratas, o tubarão representa um símbolo de poder, destemor e proteção.

Não obstante, os aborígenes australianos viam-no como um animal criador e os havaianos acreditavam que os tubarões eram os guardiões do mares, sendo representado por muitos deuses da mitologia havaiana.

Por outro lado, o tubarão, um animal predador e audacioso, está associado aos perigos de natureza e, muitas vezes, representa o terror e a violência. Na mitologia Hindu, Vishnu é por vezes retratado na boca de um tubarão.

Nesse sentido, o Tubarão simboliza a morte, uma vez que tem o poder sobre ela; além disso, pode simbolizar a transformação, a audácia, a coragem, a velocidade, a astúcia, a agressividade e, sobretudo quando associado ao símbolo sagrado de Netuno, o Deus dos Oceanos, na mitologia hinduísta.

Tubarão Maori

Na cultura Maori, dos habitantes nativos da Nova Zelândia, o tubarão representa um símbolo nobre e sagrado chamado de "Rei das águas" comparado ao Leão, o rei da selva. Para eles, esse animal simboliza a vitória, a proteção e o poder.