Vista como a Mãe Terra, a vaca é um símbolo de maternidade, fertilidade e é especialmente venerada na Índia, onde desempenha um papel cósmico e divino.
A vaca pode ter uma série de significados, de acordo com diferentes culturas.
No antigo Egito, por exemplo, a vaca Ahet era a mãe do sol e representava a fertilidade, a renovação e a esperança na sobrevivência. No vale do Nilo, as mulheres usavam um amuleto com a figura de uma vaca com a esperança de garantir que tivessem muitos filhos. Para os Mesopotâmicos, por sua vez, a Grande Mãe ou a Grande Vaca era uma deusa da fecundidade.
Na Suméria, a lua é decorada com dois chifres de vaca, enquanto a vaca é representada como uma lua crescente. O touro - representação dada à noite fecunda a vaca - representação da lua, dando origem à sua manada - representada pela Via Láctea.
Os germanos consideram a vaca a ancestral da vida, o símbolo da fecundidade, visto que a vaca Audumla foi a primeira companheira do do primeiro gigante - Ymir, que são anteriores aos deuses.
Índia
Na Índia as vacas circulam livremente na rua e são enfeitadas com flores, em sinal de repeito. Matá-las é considerado um pecado.
São também o símbolo da caridade e generosidade, pela forma pela qual cedem seu leite. Por esse motivo e ainda pelo fato do seu excremento ser utilizado como combustível e fertilizante, simbolizam, ainda, a riqueza.
Leia também a simbologia do Boi.