Vampiro

Vampiro

O vampiro simboliza o apetite pela vida que renasce quando pensamos já estar saciados. É o desejo de viver que se revela como um desejo devorador de se satisfazer em vão.

É um ser mitológico de origem eslava. De acordo com a lenda, são mortos-vivos que saem dos seus túmulos para sugar o sangue dos vivos, tirando-lhes a vitalidade.

Os vampiros são devoradores, que mordendo o pescoço dos vivos suga-lhes todo o sangue. Quem é atacado por um vampiro é esvaziado de sangue e de vida e é contaminado, tornando-se também um vampiro.

O vampiro só consegue sobreviver ao fazer uma vítima, já que não consegue encontrar vitalidade em si mesmo. É por esse caráter assustador que o vampiro é um dos Símbolos do Halloween ou Dia das Bruxas.

Popularmente é dito que sonhar com vampiro representa a relação com pessoas que tiram as energias de quem sonha e que, por isso, devem ser afastadas da vida do sonhador.

Numa perspectiva psicológica, tornar-se vampiro é entrar num processo de auto-destruição.

Pelo fato de não conseguir reconhecer-se e responsabilizar a si próprio pelos seus fracassos, as pessoas criam culpados, atormentam-se e devoram a si próprias. Somente quando aceitam as suas falhas e o seu destino de mortal é que o "vampiro" desaparece.

O vampiro é um tipo de inversão das forças psíquicas contra nós mesmos quando se vive num estado de tormento e trevas. O vampirismo pode aparecer como um problema de não aceitação de si mesmo ou do meio social em que se vive.

Veja também os significados de Morte e Morcego.