A cor vermelha, de modo geral, representa o guerreiro ou mártir, indica coragem e força.
Existem diferentes significados para o vermelho, inclusive no que respeita às tonalidades: vermelho claro brilhante e vermelho escuro.
Essas diferenças o tornam a cor mais ambígua. Isso porque são representativas, por um lado do amor e da sorte (vermelho claro) e, por outro lado, da guerra e do perigo (vermelho escuro).
Tal como o princípio do feminino e do masculino, da prata e do ouro, o vermelho escuro representa o noturno e o feminino. O vermelho claro, por sua vez, representa o diurno e o masculino.
O vermelho é o fogo, o sangue, o calor, o romance, a paixão, a juventude, a beleza e a emoção.
Usar uma peça vermelha na festa de Reveillon indica o desejo de desfrutar de muita paixão ao longo do ano que se inicia.
Na cromoterapia, terapia através das cores, o vermelho é uma cor poderosa e usada para ativar a circulação e estimular o sistema nervoso.
Seu uso excessivo deve ser evitado, pois pode provocar nervosismo e ansiedade. Isso nos remete a uma pessoa com a face vermelha, que é alguém com raiva ou envergonhado.
Na Ásia, o vermelho é a cor da sorte e da alegria. Os budistas o consideram a cor da criatividade, enquanto no Japão somente mulheres e crianças se vestem de vermelho.
O vermelho está presente no cotidiano. O semáforo, botões de emergência, sinais de advertência ou de perigo também são sinalizados de vermelho.
Conheça mais Significados das Cores.