Zeus

Zeus, o pai dos deuses, é o governante supremo do céu e da terra. O deus dos deuses do povo grego corresponde ao deus romano Júpiter e representa o reino do espírito.

Zeus

Ele simboliza a força masculina e a autoridade tanto sobre deuses como sobre humanos.

Encolerizado, Zeus castiga os humanos e faz justiça lançando relâmpagos, cujo estrondo representa a sua voz divina e o clarão, é uma referência à iluminação, no sentido de esclarecimento, da verdade. O trovão de Zeus seria capaz de destruir os maus espíritos.

Zeus

Associado ao rei dos deuses, o raio é, muitas vezes, representado como um tridente - objeto que Zeus costuma utilizar e que figura como uma insígnia real.

Embora seja correntemente representado sentado num trono em forma humana - com caracóis que representam poder -, levando na cabeça uma coroa de louros, bem como, um tridente nas mãos, Zeus é conhecido pelas aventuras amorosas tanto com deusas como com mortais e assume diferentes formas para seduzir as mulheres. Suas conquistas femininas referenciam as conquistas da Grécia.

Assim, Zeus usou disfarces, tais como de cisne - e, com a forma da ave, seduziu Leda - e até de uma chuva de moedas de ouro e, assim, engravidou Danaë.

Zeus

Na mitologia romana, Júpiter é o soberano dos deuses. Na Astrologia, o planeta Júpiter simboliza, entre outros, a exploração científica e é reconhecido pelo símbolo que aparenta ser um número 4 estilizado.