Zumbi

Além de ser o símbolo da consciência negra, na figura do herói Zumbi dos Palmares, zumbi é também uma representação de terror em decorrência de reproduzir a imagem de um cadáver que possui um espírito maligno, que anda a vaguear e assustar as pessoas.

Zumbi

Origem da Palavra

O nome Zumbi tem origem na palavra quimbunda nzumbi, a qual faz alusão a espíritos sobrenaturais, tais como duendes e fantasmas.

Zumbi dos Palmares

É o maior símbolo da luta contra a escravidão dos negros na história do Brasil, de modo que em 20 de novembro - dia em que o herói foi assassinado - é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Zumbi dos Palmares foi um habilidoso e corajoso guerreiro, bem como o líder que teve mais relevância na luta intentada pelos portugueses contra o Quilombo dos Palmares, povoação formada por escravos fugitivos localizada no estado de Alagoas.

Dia das Bruxas

Por assumirem o papel assustador, propagado especialmente pelos filmes e livros de terror, essa criatura costuma estar presente nas festas do Dia das Bruxas através do disfarce que se tornou um dos mais populares para essa comemoração.

O zumbi é, assim, em decorrência dos efeitos da morte, representado através de um corpo em putrefação, com muito sangue e com a roupa rasgada.

Zumbi

Epidemia Zumbi

O símbolo do risco biológico é associado ao zumbi à medida que perante uma epidemia viral, a devastação causada debilita de tal forma as pessoas dando-lhes o aspecto de zumbi, sendo desta forma chamada de epidemia zumbi.

Tatuagem

A tatuagem do zumbi ganhou popularidade em decorrência especialmente do cinema; o filme “A noite do mortos-vivos”, de 1968 é um exemplo disso.

A imagem do zumbi é mais frequentemente escolhida pelo gênero masculino. Há trabalhos que obtém um resultado tão próximo de uma figura humana real que chegam a amedrontar as pessoas, por isso, é preciso de coragem para fazer a escolha por essa figura com características tão aterrorizantes como um cadáver.

Sonhos

O sonho com zumbi possivelmente indica que a pessoa está a passar por uma fase pouco tranquila, estando, portanto, associado especialmente ao medo e à ansiedade.